quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Chá de Hibiscus: Descubra por que incluí-lo na sua dieta!

Foto: Getty Images

O Hibiscus é uma planta medicinal, também conhecida como Rosa-da-china, Mimo-de vênus e Flor-de-graxa, é considerado um alimento funcional devido as suas diversas propriedades. Dentre elas podemos destacar sua alta capacidade diurética e antioxidante. É uma fonte de antocianinas e vitamina C que exerce efeito preventivo contra o câncer, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. Por conter cálcio também fortalece os ossos. Outra propriedade do chá é que o mesmo auxilia na redução dos níveis de colesterol e da glicemia.
Contudo, o benefício mais comentado do momento e certamente o principal motivador da procura do mesmo nas lojas de produtos naturais, é devido sua ação termogênica, ou seja, estimulante da atividade metabólica, além de atuar na eliminação de toxinas. Em outras palavras, o consumo do chá de hibisco, estimula a queima de gordura corporal e desta forma auxilia no emagrecimento. Como já foi citado, o chá de hibisco também tem ação diurética e por isso auxilia no combate a retenção de líquidos.
E para fechar o time de vantagens a respeito do consumo deste chá, podemos citar sua ação como facilitador da digestação, devido a presença de enzimas e um tipo de fibra chamada mucilagem que regulariza a função intestinal.
O chá pode ser consumido quente ou frio, apresenta cor vermelha e um sabor semelhante ao de framboesa, com um leve "azedinho". A recomendação é que seja consumido de 3 a 4 xícaras ao dia. P.S: Quem tem pressão baixa deve consultar um médico ou nutricionista antes de inserí-lo na dieta, pois ele também atua na redução da pressão arterial.

Como preparar:
Para preparar 1 litro de chá, deve-se acrescentar 2 colheres de sopa do hibiscus (hibisco) seco ou dois sachês. A dica é não deixar a água ferver: Aqueça a água e apague o fogo. Adicione o hibisco, tampe e deixe em infusão por 5-10 minutos. Coe e tome ao longo do dia. Outra dica: O chá não deve ser reaquecido para que suas propriedades sejam conservadas.

Quem está tomando? O que achou? Compartilhem comigo a opinião de vocês!

Bjinhos,
Lane Rasteli



2 comentários:

  1. Estou tomando o cha de hibiscus a quase dois meses, mas estou percebendo que as celulites estão bem mais visíveis. O que faço? Me ajudem, não vi nem um relato do que mencionei.

    ResponderExcluir
  2. Estou tomando o cha de hibiscus a quase dois meses, mas estou percebendo que as celulites estão bem mais visíveis. O que faço? Me ajudem, não vi nem um relato do que mencionei.

    ResponderExcluir